17.9.17

Metade das juntas do concelho terão, pela certa, novos presidentes
BARALHAR E DAR DE NOVO
PROVOCA LUTA RENHIDA


Metade das juntas de freguesia de São Pedro do Sul vão ter um novo presidente a partir do próximo dia 1. Apenas numa por limitação de mandatos (São Félix) e as restantes por opção política. Mas, nos presidentes instalados, também há quem corra riscos.

São Pedro do Sul, Santa Cruz da Trapa, Serrazes, São Félix, Pinho, Pindelo dos Milagres e Vila Maior são sete juntas que, pela certa, terão um novo presidente. Também por isso, são precisamente aquelas onde a luta é mais intensa e o resultado mais incerto. Duas são PSD e cinco PS, sendo, por este facto, este último partido o que mais tem a perder. O que não significa que, no saldo final, não possa vir a ser o mais beneficiado. Ainda assim, naturalmente, é o que corre mais riscos.

A luta mais acesa verifica-se na União de Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões. O PSD apostou na popularidade de António Cardoso e o PS na candidatura de João Heitor, que integra o actual executivo. Ambos os partidos sabem que este é o palco onde tudo se decide. Habitualmente, estas freguesias contribuem com quase um terço dos votos em urna. Uma vitória na votação para a junta aumenta a probabilidade de vitória para a câmara. E vice-versa.

Uma coisa é certa: o partido que ganhar a votação para a câmara nestas freguesias ganhará a presidência. O que deixa tudo em aberto, transformando esta união de freguesias no palco de todas as lutas.

Se é que a tradição ainda é o que era.