1.11.04

Bush & Kerry

Segundo o Expresso (Única, 30/10/2004), «(...) Bush é unilateralista e expansionista no estrangeiro. Privilegia o recurso preventivo às forças militares e acredita numa cruzada mundial para expandir a liberdade e a democracia como a melhor maneira de combater o terrorismo».

«Em política interna, é um não intervencionista. Quer reduzir o papel do Governo no âmbito social, começando por privatizar o sistema de pensões e o sistema de saúde para os idosos. Quer reduzir os impostos, para não alimentar o "monstro" dos gastos sociais autorizados pelo Congresso. Não aceita a existência do aquecimento global e quer enfraquecer as medidas de protecção ambiental».

«(...) quer alargar o papel do Governo em questões morais. Considera que o Estado deve ser orientado pelos seus preceitos da moral cristã. Assim, quer ilegalizar o aborto, mudar a Constituição para proibir o casamento entre homossexuais, pedir ao Congresso verbas para pagar às igrejas programas de caridade e quer proibir a investigação de células estaminais».

«A posição de Kerry em cada uma destas questões é quase diametralmente oposta».