E se o PSD e o CDS/PP concorressem coligados?
A resposta é: o PS poderia perder a maioria absoluta!
Tendo em conta os dados do STAPE, o PS tem neste momento 120 deputados, e o PSD mais o CDS/PP 84, quando faltam apurar os votos da emigração.
No caso de uma coligação pré-eleitoral (que na prática corresponde ao mesmo, já que se sabia que após as eleições os dois partidos se coligariam), o PS perderia 6 deputados para a coligação PSD+CDS/PP.
O PS apenas perdeu no distrito de Leiria e na Região Autónoma da Madeira. Caso houvesse uma coligação, perderia ainda em Aveiro, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Em relação aos deputados, perderia deputados em Aveiro, Castelo Branco, Faro, Santarém, Vila Real e Madeira, passando a ter apenas 114 deputados. Assim, estaríamos neste momento à espera dos resultados da emigração, para saber se haveria ou não maioria absoluta.
Podemos especular se a votação seria igual em caso de coligação. Parece-me que sim, dado que havia um acordo, e votar no PSD ou no CDS/PP acabava por ser a mesma coisa. Seria diferente se concorressem separados, mas sem acordo. Isso demonstra que a estratégia seguida pelos dois partidos foi completamente errada, dado que se sabe que o método de Hondt favorece coligações em vez de partidos separados. É claro que perderiam sempre, mas poderiam evitar a maioria do PS.
afixe