13.4.05

UM CONGRESSO COM VENCEDORES E SEM VENCIDOS
Por Manuel Silva

Image hosted by Photobucket.com

No recente congresso do PSD, os principais vencedores foram Luis Marques Mendes e a sua equipa. No entanto, em meu entender, não houve derrotados.

Ganhou o partido e todos os seus militantes, com a retoma do ideário social democrata, reformista e central, como foi definido por Sá Carneiro, após a deriva populista e direitista dos últimos tempos, que conduziu a uma pesada derrota.

Recordamos que quer Marques Mendes, quer Luis Filipe Menezes, defendiam uma viragem à esquerda, no sentido de o PSD reocupar o seu espaço entretanto ocupado pelo PS.

Marques Mendes já deu sobejas provas de ser um bom líder. Rodeou-se de uma equipa de qualidade, a qual deverá também contar com Menezes e seus apoiantes nas próximas autárquicas (Menezes é um dos melhores autarcas sociais democratas) e nas presidenciais.

Independentemente das diferenças de votos entre candidaturas, os militantes vão estar unidos nas próximas batalhas, demonstrando que as "lutas de galos" de que falam certos analistas orgânicos, amigos do governo, não passam de ficção.