4.10.05

LOCAL

Carlos Matos regressa... nas Astúrias!


Image hosted by Photobucket.com

O piloto de S. Pedro do Sul, Carlos Matos, acompanhado por Duarte Gouveia, irá fazer o seu regresso à competição já no próximo fim-de-semana em Oviedo, no Rali Príncipe das Asturias.

Depois de uma paragem de dois anos, Carlos Matos vai iniciar já no próximo fim-de-semana, em Espanha, uma nova etapa da sua carreira desportiva. Carlos Matos irá estar ao volante de um Renault Clio S1600 e será novamente acompanhado por Duarte Gouveia.

É o regresso da dupla que em 2002, ao volante de um Peugeot 206 S1600, venceu o Campeonato Nacional de Ralis Promoção asfalto, depois de um emocionante duelo com Evandro Bernardes que, recorde-se, tripulava um Opel Corsa S1600.

Em 2003, Carlos Matos participou ainda na fase de asfalto do Nacional, tendo logo conseguido um 6º lugar no Rali Rota do Vidro. O último rali foi o Dão Lafões e a “correr em casa” Carlos Matos estava na luta pelas primeiras posições “mas infelizmente a mecânica não colaborou e fui obrigado a desistir”.

No fim desse rali “optei por colocar o 206 á venda, era uma ideia que já vinha amadurecendo, já que devido aos afazeres profissionais, com uma série de projectos e investimentos em mão, apercebi-me que seria de todo impossível conciliá-los com os ralis. Se só comecei a correr quando a minha vida profissional o permitiu e por isso comecei tarde, também soube parar quando tal foi necessário. Gosto muito de ralis mas existem outras prioridades, pelo que vendi o carro [para a Alemanha]. Hoje, passados estes dois anos, continuo a pensar que tomei a melhor decisão”.

Com uma vida profissional, que embora continue muito activa, já devidamente organizada, Carlos Matos irá fazer o seu regresso aos ralis, a sua paixão de sempre “sempre tive a ideia de regressar, mas apenas e só quando tudo aquilo que tinha entre mãos quando parei, estivesse devidamente organizado. Ora isso hoje acontece e tanto o Grande Hotel Lisboa como o Bon d’Jau estão totalmente renovados e a funcionar em pleno, e se outros projectos continuo a desenvolver, hoje tenho uma muito maior disponibilidade de tempo do que tinha há dois anos atrás”.

Para este regresso à competição, Carlos Matos adquiriu o Renault Clio S1600 da equipa oficial da Renault, carro com que José Pedro Fontes efectuou a fase de terra do Nacional deste ano e convidou novamente Duarte Gouveia [que nestes dois anos continuou activo, participando quer no Troféu Peugeot 206, quer no Troféu Fiat Punto] para o acompanhar.

Mesmo se inscrito, Carlos Matos não participou no Rali Centro de Portugal “devido à falta de material para o Clio S1600, por dificuldades de fornecimento por parte da Renault francesa”. Perante esta situação, o piloto optou pela participação num rali de asfalto que servisse como teste para a adaptação ao Clio S1600. “Surgiu então a hipótese de nos deslocarmos a Espanha, para disputar o Rali Príncipe das Asturias. É um rali muito longo, com quase 240Kms de troços, e que me vai servir para fazer uma readaptação à competição, pois estou há dois anos parado, e também para me adaptar ao Clio S1600 que será seguramente diferente do 206 S1600”.

Desse modo a participação de Carlos Matos e Duarte Gouveia na prova das Asturias que conta para a Taça da Europa, com o coeficiente 10 e para o campeonato de Espanha e ainda para o Regional das Asturias será encarada “como se de um teste se tratasse. Vamos aproveitar o rali para readquirir ritmo competitivo e para testarmos as melhores soluções que se adaptem ao meu estilo de condução. O objectivo é fazer quilómetros, rodar o mais possível, mas sem qualquer preocupação com a nossa posição na tabela classificativa”.

Depois do Rali Príncipe das Asturias, Carlos Matos espera ainda efectuar uma sessão de testes, já em território nacional, para depois participar nas duas últimas provas do Nacional de Ralis.

O Rali Principe das Asturias disputa-se no próximo fim de semana - 7, 8 e 9 de Outubro. Na sexta-feira, dia 7, além das verificações, realizar-se-á de tarde o shakedown e à noite a cerimónia de partida no centro da cidade de Oviedo. Com partida e chegada sempre na cidade de Oviedo, o Rali Príncipe das Astúrias terá a sua parte competitiva dividida por duas etapas. A primeira decorre no sábado, entre as 8h00 (+ 1 hora que em Portugal) e as 19h45, e tem 8 troços cronometrados que totalizam 139,59Kms. No Domingo, dia 9, a partir das 8h00 e até às 16h00, decorrerá a 2ª etapa com mais 98,24Kms divididos por 6 troços cronometrados.