4Portango...
Astor Piazzolla, "ao romper com as amarras, não contrariou o tango tradicional, mas deu-lhe asas para voar", acrescenta Bitocas, elemento do grupo que se dedica a fazer música com cangalhos. Ao revolucionar o tango, Piazzolla permitiu a possibilidade de improvisação e experimentação no tango, dando-lhe outros ritmos.
O som, aliado à representação, ao humor, presentes em todas as actuações do grupo, consegue envolver o público numa atmosfera de grande empatia e bem-estar, e é esta receptividade que os incentiva a juntarem-se e a tocarem com mais prazer.
Os cangalhos, como colheres, sacos de plástico, caixas de madeira, vasilhames de barro, aliados a instrumentos tão clássicos como o piano ou o clarinete, permitiram produzir sons e ritmos harmoniosos e melódicos.
"Experimentar coisas" é uma constante do grupo que "gosta de trocar e partilhar a música com o Astor Piazzolla em companhia", sublinha Bitocas, o qual considera que "música é fácil; é simplesmente experimentar, balancear o corpo e ver o que acontece", pois só assim "se vai aprendendo".
PAULO BELCHIOR (Piano)
CARLOS MARQUES (Clarinetes)
ARTUR FERNANDES (Concertina)
LUIS CARDOSO (Saxofones)
BITOCAS (Percussões e outros cangalhos)
JOSÉ VILÃO (Sonoplastia)