A Face Oculta de Mr. Brooks
Título original: Mr. Brooks
De: Bruce A. Evans
Com: Kevin Costner, Demi Moore, Dane Cook, William Hurt
Género: Thr
Classificação: M/16
EUA, 2007, Cores, 120 min.
"O segundo filme realizado por Bruce A. Evans, mais conhecido como argumentista (assinou, por exemplo, os argumentos de Starman, de John Carpenter, Talhado no Céu, de Alan Rudolph, e Conta Comigo, de Rob Reiner), tem a particularidade de nos trazer um Kevin Costner diferente da imagem tradicional a que nos habituou."
"É certo que Costner já compusera um vilão em Um Mundo Perfeito, de Clint Eastwood, mas era um vilão que se redimia pelo afecto de uma criança. Em A Face Oculta de Mr. Brooks, a sua personagem é totalmente diferente. Mr. Brooks é um «serial killer» que, como o Hannibal Lecter de O Silêncio dos Inocentes, é também um esteta (transformando os seus crimes numa espécie de «quadros»), mas, ao contrário deste, é dominado por uma estranha dualidade, duas personagens num corpo, em que Brooks é «empurrado» para o crime pelo seu Mr. Hyde, que se materializa aos olhos do espectador na figura de Marshall (William Hurt)."
"Brooks é inesperadamente surpreendido num dos seus crimes por uma testemunha, que, porém, lhe propõe um «negócio»: levá-lo como cúmplice na sua próxima façanha a fim de usufruir do «prazer de matar». O que se segue é um notável jogo de gato e rato, ao mesmo tempo que a Polícia procura descobrir a identidade do misterioso assassino."
"A Face Oculta de Mr. Brooks é um «thriller» muito bem orquestrado, mas padece de uma excessiva aproximação ao clássico de Jonathan Demme atrás citado. Tal identificação vai ao ponto de colocarem na pista de Mr. Brooks uma agente da Polícia (o aguardado «come back» de Demi Moore), tal como Lecter era perseguido por Clarice (Jodie Foster). Seria pena que o fracasso comercial do filme impedisse a concretização do projecto original, que era fazer uma trilogia. Gostaríamos de conhecer o futuro de Mr. Brooks."
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 25/08/2007