Jindabyne
Título original: Jindabyne
De: Ray Lawrence
Com: Laura Linney, Gabriel Byrne, Chris Haywood, Deborra-Lee Furness, John Howard Género: Cri, Dra, Mis, Thr
Classificação: M/16
Austrália, 2006, Cores, 123 min.
A partir de um conto de Raymond Carver, Ray Lawrence realiza "Jindabyne", a história de quatro amigos, que vivem numa pequena cidade australiana onde nada acontece, que todos os anos se reúnem para pescar numa zona isolada nas montanhas. Stewart, Carl, Rocco e Billy ('the Kid') encontram nessa viagem o corpo de uma jovem a flutuar no rio. É tarde para regressarem à cidade e informarem as autoridades e, na manhã seguinte, em vez de partirem, resolvem continuar a pescar. Quando finalmente voltam para Jindabyne e dizem que encontraram o corpo, a cidade recebe-os com perplexidade e o inferno começa. Ninguém quer acreditar no comportamento dos quatro homens. As suas mulheres recusam-se a aceitar que os quatro tenham conseguido continuar a pescar com uma jovem morta na água. Claire, a mulher de Stewart, é a última a saber e o seu casamento ficará irremediavelmente marcado por esta questão. Claire está disposta a colocar a estabilidade da sua família em risco para que a justiça seja feita. Com Laura Linney e Gabriel Byrne.
"Uma curta, mas impressiva, obra ao longo de mais de 20 anos. Falamos do australiano Ray Lawrence, que se estreou na direcção em 1985 com o filme Bliss (inédito por cá, mas de que dizem muito bem), só voltando ao serviço 16 anos depois, com Lantana, um surpreendente «thriller» que se estreou entre nós há alguns anos."
"Cinco anos depois, Ray Lawrence oferece-nos outro trabalho não menos surpreendente. Jindabyne (palavra que significa «vale» na língua dos aborígenes da Austrália) é uma história que equaciona uma série de valores morais e de relações entre comunidades."
"O ponto de partida do filme é uma pequena (como é hábito) história de Raymond Carver, So Much Water So Close to Home. O argumento de Beatrix Christian transpõe o enredo da paisagem americana para a da Austrália, dando-lhe por pano de fundo uma paisagem semelhante: um profundo vale onde tem lugar uma sinistra descoberta. O filme começa com uma falsa pista: um branco, predador assassino, faz uma emboscada a uma jovem aborígene, viola-a, mata-a a lança o corpo para o rio. Logo depois quatro homens dedicam-se à pesca num belíssimo vale, e um deles (Gabriel Byrne) descobre o cadáver. Em vez de darem o alarme, prendem o corpo da vítima, passam o fim-de-semana a pescar e só no regresso informam a Polícia."
"Tal acto vai ter consequências, entre elas reacções da comunidade aborígene. Mas vai também despertar a consciência de uma mulher (Laura Linney) que se irá dedicar a tentar vencer a crise."
"Soberbas interpretações de todos, das estrelas aos mais pequenos secundários, um sentido do drama e da tensão que se gera justificam a atenção de um filme que se arriscaria a passar despercebido. Vale a pena estar atento ao cinema australiano."
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 04/08/2007