10.12.07

Peões em Jogo
Título original: Lions for Lambs
De: Robert Redford
Com: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise
Género: Dra, Thr
Classificação: M/16
EUA, 2007, Cores, 88 min.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

"À primeira vista parece que Redford está de volta ao cinema liberal dos anos 70. Com efeito, Peões em Jogo, no entretecer de três situações (a entrevista de um jornalista com um político, uma conversa entre um professor universitário e um aluno, uma situação de guerra nas montanhas do Afeganistão), assemelha-se a filmes que fazem parte do património moral do cinema americano. É um alerta de cidadania em torno da guerra que os Estados Unidos travam, singular porque os dias não estão para essas coisas, para mais com vedetas no elenco."

"A trama centra-se numa série de decisões pessoais, implicando uma responsabilidade social. Redford faz uma afirmação que, não sendo nova, é capital. Não adianta culpar o Governo, o Presidente, a conjuntura, Bin Laden, o cinismo da política internacional ou do complexo militar-industrial, na actual situação de guerra sem desfecho à vista: em algum ponto da engrenagem cada pessoa, cada um de nós, fez escolhas com implicações que poderiam ter mudado alguma coisa. Muito ou pouco, não importa: poderiam ter mudado alguma coisa."



"A diferença entre este filme e a lógica dos filmes liberais dos anos 70 está na subtil consciência do papel da ficção no combate político. Enquanto nos filmes desse tempo a acção dos protagonistas consertava a realidade, em Peões em Jogo não é deixada ao espectador qualquer hipótese de se transferir para a pele de um personagem. O filme não tem heróis e, no seu termo, o mundo não fica restaurado numa qualquer outra ordem. De facto, tudo fica na mesma — e será essa, porventura, uma decepção para os que esperam, no escuro do cinema, ter a certeza que os bons ganham e os maus perecem, como sempre nos quiseram fazer crer. Redford não nos satisfaz — interpela-nos."
Jorge Leitão Ramos, Expresso de 08/12/2007