Título original: 3:10 to Yuma
De: James Mangold
Com: Russell Crowe, Christian Bale, Peter Fonda
Género: Acç, Wes
Classificação: M/12
EUA, 2008, Cores, 117 min.
De: James Mangold
Com: Russell Crowe, Christian Bale, Peter Fonda
Género: Acç, Wes
Classificação: M/12
EUA, 2008, Cores, 117 min.
"Enterraram cedo de mais o «western». É certo que na sua forma clássica, o chamado género «americano por excelência», tivera as suas exéquias em 1962, com os filmes de John Ford (O Homem que Matou Liberty Valance), Sam Peckinpah (Pistoleiros da Noite) e David Miller (Fuga sem Rumo). Mas, à margem da televisão, emergiu depois sob outras roupagens, em jeito de «desmistificação», evocação algo necrófila ou abordagem pós-moderna, ou numa mistura de todos, para além de uma clara manifestação de fidelidade (de que o exemplo mais emblemático é Clint Eastwood)."
"Mas o último ano (no que se refere à produção) e o que decorre (no que diz respeito à exibição em Portugal) está marcado por uma inesperada convergência de vários filmes que se incluem nesse género e que pode levar apressadamente a falar de «ressurreição» (que uma fabulosa série de televisão, Deadwood, parecia anunciar)."
"O ano de 2008 abriu em Portugal com a estreia do magnífico O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford, de Andrew Dominik, a que se segue O Comboio das 3 e 10, estando para chegar, em breve, Haverá Sangue, de Paul Thomas Anderson, e Este País Não É para Velhos, «western» moderno dos irmãos Coen, adaptado do romance de Cormac McCarthy. Será cedo para fazer juízos, mas a colheita assevera-se bastante boa, e mesmo que se fique por aqui já não é mau."
"O Comboio das 3 e 10, de James Mangold (autor de um subvalorizado Copland, em cuja figura de Sylvester Stallone se encontram ecos do Dan Evans/Christian Bale de O Comboio das 3 e 10: ambos são personagens marcados por uma deficiência, com a qual terão de levar a cabo uma luta desigual), é uma nova versão de um clássico de 1957 realizado por Delmer Daves, conhecido especialista do «western», autor de alguns títulos fundamentais do género na década de 50, como A Flecha Quebrada, A Última Caravana, A Última Ordem, Jubal, Como Nasce Um Bravo, Raízes de Oiro. A versão de Daves adaptava uma pequena história do conhecido escritor de narrativas do Oeste que depois se converteu ao policial, Elmore Leonard. Era a história de um pobre fazendeiro endividado por um período de seca que, para acudir às necessidades prementes da mulher e dos filhos, se oferece como guarda para transportar o perigoso chefe de um bando de salteadores, Ben Wade, capturado nos braços de uma amante de ocasião numa pequena localidade, até à estação de comboio para o levar à cadeia de Yuma. O filme de Daves apoiava-se quase exclusivamente no confronto psicológico entre as personagens do fazendeiro e do pistoleiro até ao clímax final na estação, quando o bando tenta libertar Wade. Este, que ao longo da viagem aprendera a conhecer e respeitar Dan, acaba, inesperadamente, por se colocar a seu lado contra o seu próprio bando, deixando-se levar no comboio em marcha, enquanto, num sinal de dias melhores para vir, as nuvens negras do horizonte se desfazem em chuva sobre a terra sequiosa, no que era um típico «happy end» à Hollywood."
"A uma hábil exploração dos temas do «western» e das paisagens clássicas, James Mangold junta um elenco de excepção. Se Russell Crowe, no romântico e brutal pistoleiro Ben Wade, e Christian Bale, no sofredor Dan Evans, se mostram à altura do seu talento, as surpresas vêm do campo dos secundários, a começar por um espantoso Peter Fonda, no papel de caçador de prémios da Pinkerton (quase irreconhecível com a barba e num papel a merecer um Óscar ou uma nomeação), e o jovem Ben Foster, no papel do estranho cúmplice de Wade que passa a dirigir o bando."
"Por estes exemplos, pode dizer-se que o «western» está vivo e recomenda-se."
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 26/01/2008
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 26/01/2008
