26.2.08

Michael Clayton - Uma Questão de Consciência
Título original: Michael Clayton
De: Tony Gilroy
Com: George Clooney, Tilda Swinton, Sydney Pollack
Género: Dra, Thr
Classificação: M/12
EUA, 2007, Cores, 119 min.

Photobucket

"Ele é um advogado muito especial numa grande firma de advogados que está em vias de preparar a sua fusão — e, com isso, fazer ganhar ao poderoso Marty Bach (Sydney Pollack) um enorme punhado de dólares. É preciso que nada corra mal, portanto. Ele é um «fixer», impecável George Clooney de fatos caros, cabelo arrumado, voz calma, o perfil correcto para um tipo que ajuda a limpar a porcaria e a resolver os problemas, seja a safar um político com dinheiro sujo, uma esposa que andou por camas indevidas ou um colega que perdeu a compostura quando começou a ver que tinha demasiada sujidade em cima da pele. Ter um dos seus quadros a disparatar num momento destes não é o melhor para os objectivos de Bach. Há que tratar do assunto... "

"Michael Clayton — Uma Questão de Consciência é, assim, a face negra de uma profissão que se transforma em caso de polícia. O espectador já sabe que as grandes corporações não são de confiar, a única coisa que o prende é a questão de verificar se Clooney faz de herói ou de peça de engrenagem — quer dizer, verificar se, até para ele, aquelas práticas profissionais escusas não vão longe de mais. Pendência moral que o filme suporta e cujo desfecho não trará gradas surpresas, pois confortar o espectador é quase um dever."



"A solidez profissional que o filme transpira é assente num cuidado argumento (Tony Gilroy é mais argumentista que realizador) que o elenco sustenta. George Clooney, Sydney Pollack, Tilda Swinton ou Tom Wilkinson são invariavelmente bons. Dirão os mais exigentes, contudo, que falta a Michael Clayton — Uma Questão de Consciência energia dramatúrgica, domínio do ritmo — e é verdade. Já vimos muitos filmes sobre questões morais que seguíamos com mais interesse e que, sobretudo, tinham outras aspirações. Este é uma semidesilusão."
Jorge Leitão Ramos, Expresso de 23/02/2008