19.3.08

The Lovebirds
Título original: The Lovebirds De: Bruno de Almeida
Com: Michael Imperioli, Ana Padrão, Joaquim de Almeida, Rogério Samora

Género: Dra

Classificação: M/12
EUA/POR, 2007, Cores, 80 min.

"Primeiro estreou no Village International D-Cinema Festival, noite de triunfo. Feito em vídeo digital por encomenda do evento e quase sem dinheiro, o novo filme de Bruno de Almeida causa viva impressão numa plateia onde a gente do meio cinematográfico estava em peso. Depois, o filme entrou em período de transferência para 35 mm, som Dolby, preparos para uma distribuição em sala que urgia. Há poucos dias passou no Fantasporto e veio de lá com o Prémio Especial do Júri. Agora aí está, em distribuição comercial, em poucas salas. É preciso ir vê-lo depressa, antes que as regras do mercado o devorem, o que seria uma malfeitoria."

"The Lovebirds é um filme português como nenhum outro. Bilingue na fala e no elenco, mais americano que português na forma, que não na ternura, de Nova Iorque - onde o realizador viveu mais de vinte anos e se fez cineasta - trouxe a vontade de não se conformar com as regras, seja da grande indústria que por lá existe, seja da pequena que por cá sobrevive à sombra do Estado. Juntar Michael Imperioli, Joaquim de Almeida, Drena de Niro, Ana Padrão, John Ventimiglia, Rogério Samora, Nick Sandow, Johnny Frey, Fernando Lopes e mais uns tantos - até Joe Berardo! - para interpretar uma fita é, evidentemente, impossível, tal como impossível é fazê-la em duas semanas de rodagem, não é? Não é, não - prova Bruno de Almeida neste caleidoscópio de histórias numa noite da grande cidade à beira-Tejo, umas em drama, outras em comédia branda, aqui em dureza, além em enternecimento. E chora-me o coração, que se enche e que se abisma - se é permitido a um crítico socorrer-se de Cesário -, até por ver Alfama a rimar com Cassavetes, no amor pelos actores e pelas situações e dando de barato que a perfeição do plano nada vale, o que vale é o que pulsa dentro dele e nos faz estremecer."



"Não estou a dizer que The Lovebirds é um filme perfeito - se é que há isso -, estou a dizer que é um filme que insufla uma energia no cinema português de que ele precisa como de pão para a boca (e que bonita é a cumplicidade de Fernando Lopes, a dizer que filmar é resistir e sobreviver). Estou a dizer que me diverte, me emociona, me surpreende, me faz querer ver mais filmes deste cineasta. O resto é poeira."
Jorge Leitão Ramos, Expresso de 15/03/2008