Título original: Kung Fu Panda
De: John Stevenson, Mark Osborne
Com: Jack Black (Voz), Jack Black (Voz), Dustin Hoffman (Voz), Angelina Jolie (Voz), Jackie Chan (Voz)
Género: Ani, Com
Classificação: M/4
EUA, 2008, Cores, 93 min.
"JÁ COMEÇÁVAMOS a desesperar da animação digital de Hollywood, entregue que estava a composições «realistas» ou a caricaturas mal esboçadas que já provocavam saudades de outros tempos. O Panda do Kung Fu veio restaurar-nos a confiança na técnica moderna e na imaginação dos novos autores do género. É não só o melhor filme do género e com esta técnica que vimos este ano (por enquanto!) como também uma excelente recuperação de modelos clássicos das histórias de animação."
"De facto, não custa encontrar no argumento da educação de Po, um panda desastrado e (naturalmente) gordo num ás de artes marciais, um herdeiro de personagens de animação como Bambi ou O Rei Leão, ou o jovem Artur de A espada Era a Lei, e de outros heróis de filmes de aventuras onde se destaca o nosso bem conhecido Luke Skywalker, de A Guerra das Estrelas. A aproximação a este último filme reforça-se com a personagem do mestre Shifu, cuja figura se aproxima do inconfundível Yoda, da saga de George Lucas."
"Habilmente, o argumento entrelaça estas características e personagens com outras de outro tipo de filmes, os de artes marciais, tanto asiáticos (O Tigre e o Dragão) como americanos, em especial a série de Karate Kid. De novo Shifu, que podemos pôr a par do Pat Morita daquela série, na forma como vai treinando o seu novo candidato a mestre de Kung Fu e à posse do precioso pergaminho dourado que contém um segredo especial de invencibilidade, que, como sempre, se revela extremamente simples. Cimentando este argumento bem construído, temos o humor que acompanha permanentemente a história, que mostra bem que o hábito não faz o monge, e um desajeitado e molengão pode, com a força da vontade, transformar-se em alguém especial. O que é sempre uma boa mensagem para os jovens."
"O Panda do Kung Fu é uma pequena delícia cheia de acção e humor."
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 05/07/2008
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 05/07/2008