Título original: Before the Devil Knows You're Dead
De: Sidney Lumet
Com: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney
Género: Dra, Thr
Classificação: M/12
EUA/GB, 2008, Cores, 117 min.
"A PRIMEIRA frase do novo filme de Sidney Lumet traz a direcção moral do seu programa: «Que possas passar meia hora no paraíso... antes que o diabo saiba que morreste». Quanto ao programa, esse, é terrível. Mantém a crueldade do seu olhar até ao fim, e sem remorsos. Não cede um milímetro nos seus objectivos nem um grama de complacência às suas personagens. Em Antes que o Diabo Saiba que Morreste, dois irmãos desesperados por dinheiro, Andy e Hank Hanson, decidem assaltar a ourivesaria dos próprios pais, dois idosos que ainda mantêm aberto o negócio da sua vida. Andy (Philip Seymour Hoffman), elemento dos altos quadros de uma empresa e heroinómano nas horas vagas, é o estratega de uma golpaça que, se correr bem, não trará prejuízos, já que a ourivesaria dos pais tem seguro. Para realizar o plano, precisa da ajuda do irmão Hank (Ethan Hawke), que é muito mais inseguro. Só que o golpe, programado para ser limpo e sem tiros, não podia correr pior. Deixa um cadáver, uma velha em coma e a única coisa que acrescentamos é que os dois irmãos ficam com as portas do inferno à sua frente."
"Os metafóricos hão-de escrever que este «é um soco no estômago», ou um filme sobre o actual estado da América, até porque o que está em jogo é uma sórdida história de arrivismo que destruirá progressivamente uma família americana típica. Mas Lumet não lhes dará essa hipótese. Antes que o Diabo Saiba que Morreste não quer simbolizar nada, nem ser testemunha do seu tempo; passa-se agora, mas podia ser um filme dos anos 30 ou dos anos 70. Digamos que o olhar do filme não se quer universalista, apenas e estritamente técnico. É este o seu triunfo e a linha de Lumet."
"Se não insistimos nas motivações psicológicas das personagens é também pelo facto destas se tornarem incontroláveis. A mestria do filme, aliás, não vem dessas motivações, tão-pouco da direcção de actores, mas da aposta num exemplar exercício de montagem a partir de uma estrutura de «flash-backs». Essa estrutura não é nova para um cineasta de 84 anos como Lumet e desconfiamos que ele se está nas tintas para quem o acuse agora de cineasta «retro» com «mise-en-scène anos 70», como nos tempos de Serpico. Repetida que é, vezes sem conta, a sequência do assalto à ourivesaria (há aqui um «efeito Rashomon», o famoso filme de Akira Kurosawa que se multiplicava em pontos de vista, cada um por cada protagonista da história), o espectador é atirado para um «filme puzzle», difícil de montar (até ao final há sempre uma peça que falta), mas extremamente sedutor nesse seu lado lúdico. Convém sublinhar que Lumet é e sempre foi um cineasta teórico, um desconstrutor de estruturas cinematográficas, um manipulador de narrativas, como se cada filme tivesse também, em simultâneo, a sua crítica de cinema."
"Sob esta perspectiva, Antes que o Diabo Saiba que Morreste é o seu filme mais conseguido em muitos anos. Vem, orgulhoso, contra a corrente de um cinema americano actual que, Steven Soderbergh e Quentin Tarantino à parte, receia tudo o que possa parecer-se com experimentalismo."
Francisco Ferreira, Expresso de 13/09/2008
Francisco Ferreira, Expresso de 13/09/2008