23.2.09

O Visitante
Título original: The Visitor
De: Thomas McCarthy
Com: Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Jekesai Gurira
Género: Drama, Romance
Classificação: M/12
EUA, 2007, Cores, 104 min.

Photobucket

"ACTOR desde 1992, de televisão e de cinema (vimo-lo em “Boa Noite, e Boa Sorte”, “Syriana” e “Flags of Our Fathers” — “As Bandeiras dos Nossos Pais”, entre outros), Thomas McCarthy materializou um velho sonho passando à realização em 2003 com “A Estação”, uma produção independente, tal como é a sua segunda longa-metragem, que se estreou esta semana, “O Visitante”. "

"Os dois filmes mostram uma visão coerente e contínua, revelando um autor a que vale a pena estar atento. Tal como em “A Estação” (a singular amizade entre um anão e um vendedor ambulante), “O Visitante” é também uma história simples sobre a descoberta mútua de duas pessoas estranhas entre si a vários níveis: origem social, raça e cultura. Walter Vale (Richard Jenkins) é um professor universitário no Connecticut, viúvo, que perdeu todo o interesse pela convivência social e pelo seu trabalho. Quase por imposição, desloca-se a Nova Iorque, para assistir a uma conferência, e encontra o apartamento que possui nesta cidade ocupado por um casal de emigrantes, Tarek (Haaz Sleiman) e Zainab (Danai Jekesai Gurira, numa convincente estreia no cinema). Desfeito o equívoco (o par fora enganado por um ‘amigo’), os jovens prontificam-se a abandonar o apartamento, mas Walter acaba por lhes oferecer alojamento por essa noite. Depois, a noite transforma-se em dias, enquanto o professor vai descobrindo que se trata de emigrantes ilegais, à espera de um possível ‘cartão verde’ e sempre em alerta. Tarek vai, a pouco e pouco, fazendo Walter despertar para a vida, especialmente a partir do momento em que ensina o seu hospedeiro a tocar o seu tambor. Walter vai descobrindo um outro mundo e uma cultura viva e dinâmica, frequentando os seus lugares de música e os mercados onde Zainab vende os seus produtos. Até ao dia em que o acaso, vestido de polícia, põe termo à relação, sendo Tarek preso e encarcerado, à espera que o seu destino seja resolvido. Para Walter começa agora uma odisseia: a sua luta pela liberdade e pelos direitos de Tarek, ao longo da qual vai conhecer a mãe do amigo, que lhe desperta sentimentos inesperados."

"A história é apenas isto, com um travo doce amargo que marca o desenlace. Mais do que o filme sobre a condição dos emigrantes nos Estados Unidos após o 11 de Setembro, “O Visitante” é a história de um homem que encontra uma segunda oportunidade para viver e vai descobrir na música do tambor a forma de a exprimir e de homenagear o homem que o transformou."



"Richard Jenkins, no papel do professor, parece ter, finalmente, chegado a um certo reconhecimento (o seu trabalho valeu-lhe uma muito justa nomeação para o Óscar de Melhor Actor, mesmo que seja pouco provável que ganhe, face a rivais do peso de Sean Penn e Mickey Rourke). Até agora um actor secundário (vimo-lo há pouco em “Destruir depois de Ler”), o seu rosto era um daqueles que se podiam, até hoje, incluir na galeria “conheço aquela cara, mas como diabo se chama?...” Não se lembram dele na televisão? Vá lá, eu dou uma ajuda: é o pai-fantasma da série de culto “Sete Palmos de Terra”."
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 23/02/2009