7.3.09

Watchmen - Os Guardiões
Título original: Watchmen
De: Zack Snyder
Com: Carla Gugino, Jeffrey Dean Morgan, Patrick Wilson, Patrick Wilson
Género: Acção, Drama, Thriller
Classificação: M/16
CAN/EUA/GB, 2009, Cores, 163 min.

Photobucket

Publicada em doze edições entre 1986-87 pela DC Comics, a edição limitada de Watchmen foi a única BD a estar no Top da literatura. Por questionar o próprio conceito de “super-herói” e por ser uma BD em forma de novela, Watchmen contraria as expectativas para quem espera brandos enredos e intrigas adolescentes.

Os “Vigilantes” não são super-heróis em ascensão, mas heróis reformados e em decadência, reunidos pelas circunstâncias da Guerra Fria e pelo assassinato de um membro do seu grupo. A ameaça latente da guerra nuclear e a resolução deste homicídio são os pontos de partida para um irreverente drama de crime e de aventura.

Através das histórias pessoais e dos relacionamentos das personagens, Zack Snyder (300) impingiu humanismo a um filme de ficção que renuncia aos arquétipos comuns das BDs. Na sua missão pelo mundo e pelo grupo, os “Guardiões” rompem numa encruzilhada de questões filosóficas, éticas e morais, com diferentes concepções do Bem e do Mal, para chegarem à conclusão de que os principais vilões contra quem lutam são eles próprios.



O vestuário a rigor pode indicar um filme convencional de super-heróis. Mas o resultado é um romance visual de perversidade cinematográfica e de impacto, enriquecido por uma banda sonora coloquial (diga-se informal) nos momentos mais imprevistos e por um argumento de negro humor que explora o sabor irónico da natureza humana.

AR