3.7.09

LOCAL
São Pedro do Sul

Ana do Vale Gralheiro torna a subir ao pódio no Circuito da Boavista...

...os treinos ocorridos da parte da manhã e parte da parte da tarde da passada 4ª feira, dia 10 de Junho, inseridos na 3ª prova a contar para o Troféu Rotax Challenge 2009, no Circuito citadino da Boavista, instalado no Quimódromo do Porto, decorreram sobre chuva intensa, tendo, por isso, havido necessidade de adaptar, com as adequadas especificações técnicas, os kartes àquelas situações climatéricas. Só que, depois das 16 horas a chuva abrandou tendo a pista começado a secar. Perante esta alteração do tempo, e porque era previsível que no dia das provas (5ª feira, 11 de Junho) houvesse sol, de imediato pilotos e respectivos mecânicos iniciaram todos os procedimentos tendentes a adaptar os kartes a este novo cenário. Só que, com os kartes já em pista ou a nela entrar, a chuva fez a sua reaparição, não tendo dado tempo nem para repor as máquinas com as especificações de chuva, nem para os pilotos se poderem adaptar a esta nova realidade. Como consequência de tudo isto, verificaram-se uma série de incidentes que levaram a um elevado número de eixos traseiros, cremalheiras, barras e tirantes de direcção partidos ou empenados. A piloto Ana do Vale Gralheiro ultrapassou toda esta situação quase incólume, tendo apenas de endireitar, por uma só vez, a barra da direcção em razão de uma saída da pista, seguida de um embate nos pneus de delimitação.

Na 5ª feira, 11 de Junho, o dia acordou, no Queimódromo do Porto de tal maneira húmido que a organização classificou a prova como sendo de chuva, tendo os pilotos feito os treinos livres com as especificações próprias para essa situação meteorológica. Acontece que, com o avançar da manhã o sol rompeu, obrigando a uma nova readaptação de máquinas e pilotos. Estas permanentes alterações dificultaram a obtenção das mais adequadas especificações técnicas, numa pista onde a aderência era precária, atento o piso bastante irregular, situação esta agravada pelo facto daquela pista estar delimitada, em quase toda a sua extensão, por pneus e outro material resistente, o que levava a que qualquer toque provocasse uma quase certa danificação que impedia a continuação da viatura em prova. Tanto assim foi que, em todas as provas disputadas, foram em número elevado os incidentes ocorridos, que impediram muitos pilotos de disputar todas elas, integralmente.

Essa má sorte bateu também à porta da Ana, que, apesar de ter participado na manga de classificação e na pré-final, em ambas se classificando em 18º lugar da geral, viu-se impedida de completar a final quando, na saída da 1ª curva depois da recta da meta, um kart que seguia na sua retaguarda, “galgou” por cima da roda traseira do seu kart, empenando a cremalheira e o eixo traseiro do mesmo, impedindo-a, assim, de terminar aquela prova.

Apesar deste incidente, mais uma vez a piloto Ana do Vale Gralheiro foi chamada ao pódio, tendo ocupado o 2º lugar no segmento feminino da categoria Rotax Max.

A próxima prova disputar-se-á no próximo dia 12 de Julho no Kartódromo Internacional de Leiria. [Nota à Comunicação Social]