31.10.09

O Delator!
Título original: The Informant!
De: Steven Soderbergh
Com: Matt Damon, Lucas McHugh Carroll, Eddie Jemison, Melanie Lynskey
Género: Acção, Comédia
Classificação: M/12
EUA, 2009, Cores, 108 min.

Photobucket

"STEVEN SODERBERGH é um dos mais originais e insólitos cineastas americanos, com uma obra que se destaca pela alternância entre obras mais pessoais que são também uma espécie de jogos cerebrais e complexos (de que o último exemplo é o ainda inédito “The Girlfriend Experience” que antecede “The Informant!”) e aqueles que são outros tantos jogos lúdicos, de que as várias aventuras de Danny Ocean (George Clooney) são exemplo, ou “Erin Brockovich” e “Traffic”. Noutros, ainda, confluem as duas vertentes como em “O Falcão Inglês” e “Solaris” que para muitos são as suas obras-primas. Esta mistura de complexidade e simplicidade desconcerta em grande parte o espectador, com dificuldade em entrar no esquema, o que traz, por consequência um certo fracasso na bilheteira. Foi o que aconteceu com o seu irresistível e fabuloso “O Delator!”. "

"Esta incursão biográfica em Mark Whitacre (uma das melhores criações de Matt Damon, irresistível no papel de um mitómano que manipula tudo e todos) começa como um típico thriller político-económico, de que um dos exemplos mais recentes é “O Informador” de Michael Mann (1999). Como neste, encontramos um personagem que parece motivado por questões morais na denúncia de um ‘esquema’ que tem a ver com uma concertação de grandes corporações de produtos alimentares para fixarem preços no mercado global, e na qual está comprometida uma da qual é um dos vice-presidentes, a Archer Daniels Midland. Mark entra em contacto com agentes do FBI a quem expõe o esquema e torna-se um informador privilegiado, permitindo a captação de informações que irão levar a corporação a tribunal. "



"Porém, a pouco e pouco, no que parece um processo hábil e bem estruturado, vão surgindo sinais de que as coisas não são tão transparentes, e a exposição da personalidade de Whitacre vai revelando um mitómano onde a moral (?) se confunde com o interesse privado, e assistimos a uma manipulação incrível que acaba por deixar siderados os agentes do FBI. A evolução do processo toca as raias do absurdo e do burlesco que vão expondo a ambição que conduz Mark por todo o processo. A cadeia será apenas mais um passo na sua carreira!" Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 24/10/2009