29.5.10

Ilha da Cova da Moura
Título original: Ilha da Cova da Moura
De: Rui Simões
Género: Documentário
Classificação: M/12
POR, 2008, Cores, 108 min.

Photobucket
"A COVA DA MOURA, no concelho da Amadora, é um bairro clandestino, criado nos anos sequentes a 1974 e, sobretudo, erguido por pessoas que vieram dos territórios coloniais (emigrantes e retornados), sendo hoje a maioria da sua população de origem cabo-verdiana. O nome tornou-se notório, nos últimos anos, como zona minada pelo tráfico de droga e pela violência, com intervenções policiais de grande aparato e mediatização."

"Rui Simões resolveu remar contra a corrente. “Ilha da Cova da Moura” é o resultado de uma atitude — a de mostrar uma realidade mais funda, mais próxima. Onde a televisão olha e vê delinquentes, marginais de pele escura — e destila o medo e o afastamento —, este documentário vê pessoas, histórias de vida, tradições, práticas comunitárias de interajuda — e acerca-nos. E é surpreendente a facilidade com que a câmara penetra no bairro e com que as pessoas falam, a destreza com que ela se plasma no interior da vida, como se o olhar de Rui Simões fizesse parte da realidade e não fosse algo que, de fora, para ali fosse vasculhar."



"Claro que uma atenção mais crítica poderá inquirir se os sinais da delinquência não estavam lá ou se a câmara desviou o olhar. Tomemos o gesto por uma postura de ser solidário para com uma população de gueto. Quanto à violência, está lá, sim — na pobreza, na exclusão e, sobretudo, numa frase pavorosa que uma jovem ali nascida diz, com um sorriso: “Português preto não existe.” Um descomunal muro de betão — pudera que “Ilha da Cova da Moura” o ajudasse a demolir." Jorge Leitão Ramos, Expresso de 15/05/2010