O Americano
Título original: The American
De: Anton Corbijn
Argumento: Rowan Joffe
Com: George Clooney, Violante Placido, Thekla Reuten, Paolo Bonacelli, Johan Leysen
Género: Drama, Policial
Classificação: M/12
Estúdios: Focus Features, This Is That Productions
EUA, 2010, Cores, 105 min.
Título original: The American
De: Anton Corbijn
Argumento: Rowan Joffe
Com: George Clooney, Violante Placido, Thekla Reuten, Paolo Bonacelli, Johan Leysen
Género: Drama, Policial
Classificação: M/12
Estúdios: Focus Features, This Is That Productions
EUA, 2010, Cores, 105 min.
"Nunca é boa ideia chegar tarde a um filme. Mas, no caso de “O Americano”, é essencial ver toda a sequência de início, porque é aí que se estabelece a espinha dorsal do seu protagonista e o tom geral do filme. Deixem-me descrevê-la. No princípio há dois rostos, um homem e uma mulher colados face a face, em afago, ele muito mais velho do que ela. Não se percebe bem a geografia, apenas no plano seguinte se descobre: ele está sentado no chão, encostado à lateral da cama, parcialmente vestido, ela está deitada de bruços, nua, sobre a cama e apoia o queixo no ombro dele. Em frente há uma lareira viva, lá fora neva. É o quadro típico de uma languidez depois do amor, tal como a cena seguinte — os dois a passeio pela neve — tem a atmosfera identificável de um idílio romântico. Mas, de súbito, a mulher vê pegadas na neve, espanta-se que sejam de um só homem, porque os caçadores costumam andar aos pares. Ele reage expeditamente, puxa-a para o abrigo de uma rocha, mesmo a tempo de evitar que um tiro os atinja. Saca, então, de uma pistola — perante o espanto dela ao ver que ele tem uma arma — e, numa sequência breve que denota uma perícia feita de experiência, identifica o lugar onde o furtivo atirador se encontra e abate-o."
"O que se espera que aconteça a seguir? Que o protagonista (sabemos que é o protagonista porque o ator é George Clooney) pegue na rapariga e se ponha em fuga, provavelmente perseguido por outros inimigos que haveria, à espreita. De resto, num filme de ação, o momento é o ideal para a primeira sequência movimentada, estrada fora ou neve abaixo (também pode ser uma perseguição em esqui, diz-nos a experiência cinéfila), com muitos efeitos especiais e efeitos sonoros. É isso que se espera, mas não é nada disso que acontece. Nem perto."
Jorge Leitão Ramos, Expresso de 27/11/2010