30.6.11

LOCAl
São Pedro do Sul


Ester Vargas, a primeira mulher de Lafões deputada na Assembleia da República...

Photobucket

...Maria Ester Vargas de Almeida e Silva foi esta semana chama a assumir funções de deputada na Assembleia da República na sequência de dois dos candidatos eleitos pelo distrito de Viseu terem sido nomeados para funções governativas. Almeida Henriques foi nomeado Secretário de Estado da Economia e José Cesário Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Ester Vargas nasceu em Lisboa mas tornou-se Lafonense pela sua intensa participação política e associativa desde a sua vinda para São Pedro do Sul como professora da Escola Secundária onde é actualmente Professora do Quadro de Nomeação Definitiva.

Desempenha os cargos de Presidente da Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul, é membro da Assembleia Distrital de Viseu do Partido Social Democrata, membro da Comunidade Intermunicipal Dão-Lafões e Directora-Adjunta do jornal regional “Gazeta da Beira” e Directora da Revista “Terras de Lafões”.Foi também Presidente da Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul nos três mandatos anteriores, Presidente da Comissão Política da Secção de S. Pedro do Sul da JSD entre 1981 e 1983, foi membro de diversas Comissões Políticas da Secção de S. Pedro do Sul do PSD , tendo sido sua Presidente na década de 90. Foi também membro da Comissão Política Distrital da JSD entre 1982 e 1984. Ao nível associativo destaca-se as funções de Grã- Mestre da Confraria dos Gastrónomos de Lafões, Vice-Presidente do Conselho Europeu de Confrarias, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2/3 de S. Pedro do Sul, entre 1997 e 2002 e Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de S. Pedro do Sul, entre 2002 e 2008.

Ester Vargas disse à Gazeta da Beira estar muito motivada para trabalhar, no Parlamento, na defesa do desenvolvimento do país e da região, que tentaria colmatar a sua falta de experiência como parlamentar com trabalho e dedicação.

Gazeta da Beira, de 30/06/2011