27.6.12

Uma Família Com Etiqueta
Título original: The Joneses
De: Derrick Borte
Com: Demi Moore, David Duchovny, Amber Heard
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2009, Cores, 96 min.



"A família Jones pertence à classe média-alta e é a mais sociável da pequena comunidade com grande poder de compra para onde resolve ir morar. Steve (David Duchovny) e Kate (Demi Moore) são um casal com dois filhos, Jenn (Amber Heard) e Mick (Ben Hollingsworth), ambos a frequentar a zona terminal do ensino secundário, que se torna, rapidamente, a inveja de todos os que com eles convivem — e muitos são, que eles têm um jeito especial para fazer amigos, para se tornarem notados. Conhecem aquelas senhoras que chegam ao cabeleireiro da moda, metem conversa com ele e no fim da tarde já estão amigos e cúmplices? Kate é dessas. Conhecem aqueles tipos que chegam ao golfe, dão uma tacada de sonho e atribuem o mérito aos novos tacos, num exemplo de modéstia para não embaraçar os outros? Steve é assim. Ainda por cima, os Jones têm tudo: uma bela casa, mobilada com gosto e requinte, carros novíssimos, roupas de marca, toda a espécie de “brinquedos”, dos relógios aos televisores, dos telemóveis topo de gama que saíram mesmo agora aos ténis de marcha que são, pura e simplesmente, o último grito ou à consola de jogos que ainda ninguém viu à venda. E, amigos dos seus amigos, não se importam de partilhar segredos. Quando dão uma festa e o sushi é motivo de espanto, logo Kate puxa as amigas de lado e mostra-lhes a embalagem, é um congelado e-x-c-e-l-e-n-t-e, não digam a ninguém. É claro que elas dizem. Quando um vizinho confidencia a Steve que a mulher anda muito pouco disponível, logo Steve lhe ensina que as joias são os melhores aliados que um homem pode ter e até lhe mostra um exemplo que acabou de comprar para Kate e que, decerto, a mulher do amigo vai gostar."
"A família Jones parece perfeita, mas nós muito cedo começamos a perceber que qualquer coisa está errada no meio daquilo tudo. Quando verificamos que Steve e Kate não dormem juntos, achamos que algo não bate certo. E quando, pela calada da noite, Jenn se vai despindo e se mete, nua, na cama do pai, aí temos a certeza de que algo vai mesmo muito mal e não por causa de um suposto incesto. De facto, a família Jones não tem podres e mágoas escondidas, a família Jones não é uma família. São quatro empregados de uma empresa de promoção de vendas dos mais variados produtos e que fazem a sua ação de marketing usando-os e fazendo os outros desejar imperiosamente tê-los. Tudo com relatórios mensais, estatísticas de vendas conseguidas, objetivos, reuniões de motivação, o costume.
“Uma Família com Etiqueta” é uma sátira muito incisiva sobre a nossa sociedade de consumo e os modelos de felicidade que lhe estão associados — mesmo que seja preciso endividarmo-nos até à ruína —, e só não é um filme memorável porque não tem o cinismo e a crueldade de ser levado às últimas consequências (Billy Wilder teria feito um filme genial com esta ideia)." "O estreante Derrick Borte, seu autor completo (produção, realização, argumento), parece ter sentido a necessidade de “salvar” os protagonistas e de ceder aos constrangimentos do happy end. Só aí, só mesmo lá para o fim, é que o filme soçobra. Jorge Leitão Ramos, Expresso de 23/06/2012