4.7.12

LOCAL
São Pedro do Sul

A Bancada do PS abandonou a Comissão da Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul criada para analisar a proposta de reorganização administrativa do governo. A decisão dos socialistas foi anunciada ontem, durante a sessão da Assembleia Municipal (AM), e foi justificada pelo deputado Ferreira Gomes.

“Pouco ou nada se fez para avançar no domínio do entendimento; por um lado temos a bancada do PSD que se tem mantido silenciosa, ou quando muito dizendo que é contra, mas votando a favor da lei; e por outro lado temos a Bancada do BE que optou pela apresentação de propostas avulsas e de forma unilateral”, referiu.

Uma decisão criticada pelo líder da bancada do PSD, Mário Almeida. “O PS acabou de tomar a atitude mais fácil, que é abandonar e deixar tudo entregue nas mãos dos outros para não ficar associado a esta lei”, disse.

A saída do PS da Comissão foi também encarada pelo bloquista Rui Costa como a forma encontrada pelos socialistas de não se comprometerem com as decisões que venham a ser tomadas no âmbito da reforma territorial autárquica.

O Presidente da Junta de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, interveio para sustentar que o grupo de trabalho se tornou desnecessário com a entrada em vigor da lei da reforma do poder local e o socialista Ferreira Gomes insistiu que a decisão do PS de abandonar a comissão não fará com que o partido fuja às suas responsabilidades, porque a matéria será alvo de discussão e votação na AM.

Do lado do PSD, Mário Almeida, interveio novamente para esclarecer que agora é que a comissão faz sentido, acompanhado pela Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Ester Vargas, que também criticou a posição da bancada do PS. [aqui]