9.7.12

Moonrise Kingdom
Título original: Moonrise Kingdom
De: Wes Anderson
Com: Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton, Bill Murray
Género: Drama, Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2012, Cores, 94 min.

"Estará Wes Anderson, ao sétimo filme e no auge de um percurso originalíssimo, condenado a repetir o modelo estético que inventou em “Os Tenenbaums — Uma Comédia Genial” e “Um Peixe Fora de Água”? Esta foi uma questão que melindrou algumas cabeças, nem por isso convincentes, durante a estreia de “Moonrise Kingdom” no Festival de Cannes. É também, se nos permitem, uma falsa questão: “Moonrise Kingdom” não é apenas um dos mais belos filmes que o texano deixa ao cinema contemporâneo; é ainda aquele que mais desafivela essa arte cinematográfica pop e dândi da qual Wes detém o copyright."


 Francisco Ferreira, Expresso de 07/07/2012


*

"Desde o primeiro plano que um halo de encantamento nos envolve. A casa onde tudo começa não é uma casa, é um cenário de bonecas, um espaço fantasista, um estúdio que nos agasalha, uma fábula das que as avós contam. Até pode haver perigos e gente má, furacões e miúdos perdidos na floresta, mas sabemos que nenhum mal acontece deveras. “Moonrise Kingdom” é um filme em estado feliz, o mais jubiloso deste ano mortiço. Sorrimos o tempo todo com as trouvailles de Wes Anderson (é o melhor dos seus filmes)."

"Sorrimos também com os atores: Bruce Willis num polícia remoto a tentar fazer o melhor que sabe, Edward Norton num jocoso chefe de escuteiro, Frances McDormand numa esposa adúltera, Tilda Swinton numa assistente social descorçoada, Bill Murray num pai desalmado, etc., etc., etc." Jorge Leitão Ramos, Expresso de 14/07/2012