17.4.14

Greve de fome à porta da Câmara
BRAÇO DE FERRO SEM SAÍDA

Pedro Almeida, proprietário do Bar Dom Pedro, iniciou na passada segunda-feira uma greve de fome à porta da Câmara de São Pedro do Sul. O seu estabelecimento está autorizado a funcionar até às 24h. Pedro Almeida reivindica igualdade de tratamento em relação aos bares concorrentes que possuem licença de funcionamento até às 2h.

O Bar situa-se na Av. 25 de Abril, no rés-do-chão de um prédio residencial. Esta terá sido a razão para o executivo camarário recusar o alargamento do horário baseado num parecer negativo da GNR. Em comunicado, o Presidente da autarquia Vítor Figueiredo não deixa margem para dúvidas sobre a posição irreversível do executivo, quando conclui: "trata-se do confronto entra a expectativa ilegítima de um cidadão contra os direitos dos habitantes do prédio do talho Laforural assim como dos prédios vizinhos".

Do outro lado, Pedro Almeida afirma que a greve de fome é para levar até às últimas consequências, caso a autarquia não lhe conceda a autorização solicitada. Já teve de ser assistido no Centro de Saúde de São Pedro do Sul, mas de imediato regressou à porta da Câmara.

Aqui chegados, e após a forma radical como ambas as partes têm assumido publicamente as suas posições, é difícil antecipar o final deste braço de ferro.