18.11.14

VÍTOR FIGUEIREDO E LUÍS TEIXEIRA
AZEDAM RELAÇÕES POLÍTICAS
 
As relações entre o Presidente da Câmara de São Pedro do Sul e o Presidente da Junta de Santa Cruz da Trapa nunca foram propriamente de excelência. Vítor Figueiredo nunca perdoou a Luís Teixeira as referências pouco elogiosas proferidas no comício local de campanha, nas últimas autárquicas. O anuncio do pavilhão multiusos de Santa Cruz da Trapa feito por Vítor Figueiredo, logo após a tomada de posse, apanhou de surpresa a Junta de Freguesia. O projecto foi rapidamente encomendado a um projectista particular, dada a urgência da candidatura, mas continua na gaveta passado quase um ano. O Presidente da Junta terá sido dos últimos "fregueses" a ter conhecimento do projecto e terá manifestado publicamente o seu desagrado pelo facto. Mas o principal capítulo estava reservado para a inauguração do Centro Cultural de Santa Cruz da Trapa, realizada em Agosto passado.

Como demonstração pública do carinho que nutre pelo Presidente da Junta, o Presidente da autarquia, convidado por este para o acto, fez publicar a cerimónia de inauguração na página da Câmara, omitindo  nome do anfitrião e responsável pela execução da obra. Das presenças em palco na ocasião, é feita referência à presença de Vítor Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal,  à do arq. Antero Carvalho, representante da Cultura e à do... Presidente da Junta de Santa Cruz da Trapa. Sem nome.  Uma afronta para Luís Teixeira, que gentilmente havia dado a vez ao Presidente da Câmara no descerramento da  placa comemorativa.

Na última Assembleia Municipal realizada, por coincidência, no espaço recém inaugurado, coube a Pedro Mouro a troca de mimos com Luís Teixeira. Com o Presidente ausente em França, coube ao vice-Presidente aproveitar a ocasião para subir ao púlpito e recordar a Luís Teixeira os "piropos" que dedicou a Vítor Figueiredo durante a campanha eleitoral. Luís Teixeira, que usou da palavra a seguir, iniciou a intervenção ajustando ostensivamente o púlpito à sua medida, no que  referiu ser a altura de um homem.

Percebe-se agora na foto do descerramento da placa de inauguração do Centro Cultural o ar "malandro" de Luís Teixeira e o esforço de Vítor Figueiredo para agarrar a ponta da bandeira. Alguém a colocou àquela altura.

...à medida do Luís Teixeira!