5.3.15

Corporações vão manter-se cada qual no seu quartel
FUSÃO DE BOMBEIROS 
SÓ DAS DIRECÇÕES 
O processo de fusão dos Bombeiros Voluntários de São Pedro do Sul com o Corpo de Salvação Pública acabou em "águas de bacalhau". A única conclusão, após várias reuniões e plenários, é a de que será formada uma direcção de agrupamento composta por elementos das duas direcções, cujo Presidente será o dos Bombeiros de Salvação Pública, António Casais.

Entretanto, ambas as Corporações continuam sem comandante e os Bombeiros Voluntários continuam mesmo sem direcção eleita, na sequência da demissão da anterior. Funcionando como agrupamento, mas com os bombeiros distribuídos por dois quartéis, a missão do comandante Matos, um tropa na reserva que deverá assumir o comando conjunto, não se revela nada fácil.

Resta saber quais os ganhos operacionais e poupança financeira com a aplicação desta nova fórmula, com um agrupamento a funcionar desagrupado, a qual  não deixa de ser estranha. Comenta-se que os operacionais dos dois corpos de bombeiros estarão hoje abaixo da meia centena. Fala-se que em tempos já foram quase o dobro.

A única vantagem desta medida residirá no facto do responsável pelo agrupamento ser o actual Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara. Mesmo que venham a faltar meios humanos na frente de combate...

...não faltará apoio na retaguarda!