11.12.07

LOCAL
São Pedro do Sul

A partir de 2 de Janeiro de 2008, deixa de funcionar o serviço nocturno de atendimento, entre a meia-noite e as oito da manhã, nos centros de saúde de Vouzela e São Pedro do Sul. Para apoio aos doentes, dos três concelhos da região de Lafões, uma ambulância do INEM vai estar em alerta, durante a noite, entre as 20H00 e a 08H00 do dia seguinte, em São Pedro do Sul.

José Junqueiro, afirmou, em Vouzela, que a “UBU de São Pedro do Sul já não ia ser criada e que, em alternativa, tinha surgido uma unidade de saúde familiar em São Pedro do Sul e outra ia ser criada, provavelmente, em Santa Cruz da Trapa”.


O presidente da câmara de São Pedro do Sul estranha que uma comunicação deste tipo seja feita por um deputado e dirigente partidário, ficando assim provado que a “decisão da criação da UBU vai ser política”. De qualquer modo, António Carlos Figueiredo diz ainda acreditar no relacionamento institucional com o Ministério da Saúde e no cumprimento daquilo que está definido no estudo técnico.


Sobre este assunto e contrariando o que foi dito pelo dirigente distrital do PS, o coordenador da sub-região de saúde de Viseu, garante que “nada foi ainda decidido, que continua em análise e que até haver uma decisão do ministro da saúde tudo continua em aberto” sobre a unidade básica de urgência de São Pedro do Sul.