2.2.08

Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street
Título original: Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
De: Tim Burton
Com: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Sacha Baron Cohen
Género: Mus, Thr
Classificação: M/12
EUA/GB, 2007, Cores, 116 min.

Photobucket

"Entre o «fait-divers» e a lenda urbana, a história de Sweeney Todd assombra o clássico «fog» londrino desde o século XIX e as ruelas sombrias e escuras da capital britânica, na visão vitoriana que o cinema nos tem transmitido, desde a incursão de Hitchcock no caso de Jack o Estripador em 1927 com The Lodger. Quanto a Sweeney Todd e à sua sinistra cúmplice, Mrs. Lovett, o cinema deu-lhes alguma atenção por essa altura em três filmes, um de 1926, outro de 1928 e o último, e mais conhecido, de 1936, numa realização de George King."

"Mas foi a partir de 1979 que o nome de Sweeney Todd voltou a ganhar a sua sinistra ressonância, após o musical de Stephen Sondheim, que logo em 1982 seria adaptado para a televisão. Sweeney Todd, um verdadeiro marco na história do espectáculo musical e um sucesso em todo o lado (encenado também entre nós), que pode ser visto como uma autêntica «ópera de terror», era ideia já antiga dos produtores para um novo filme, previsto inicialmente para ser realizado por Sam Mendes (o autor de Beleza Americana). Mas a dificuldade em encontrar os intérpretes que ele desejava levou à sua saída do projecto, que passou, então, para Tim Burton."

"E não podia ter caído em melhores mãos. Porque o universo sinistro e sombrio da tragédia de Sweeney Todd casa-se perfeitamente com o do autor de A Noiva Cadáver, fazendo o realizador reencontrar-se com o melhor da sua obra. Burton reuniu os seus actores fetiches, Johnny Depp e Helena Bonham Carter, para os papéis do sinistro par. A inexperiência deles em musicais não foi problema, porque ambos se revelaram detentores de vozes à altura da composição de Sondheim."

"Sweeney Todd: o Terrível Barbeiro de Fleet Street é uma obra-prima e poderia mesmo considerar-se um filme «total», porque é um deslumbramento visual e perfeito em todos os departamentos da produção, da fotografia de Dariusz Wolski (responsável pela de Piratas das Caraíbas), com os seus tons sombrios que parecem uma espécie de preto e branco riscados com frequência e de forma fulgurante pelos tons vermelhos do sangue das vítimas, à direcção artística de Dante Ferretti (o de Gangs de Nova Iorque), com uma Londres saída dos filmes de terror dos anos 30, passando pelos figurinos de Colleen Atwood (colaboradora habitual de Tim Burton e Óscar da Academia pelo seu trabalho em Memórias de Uma Gueixa) e, naturalmente, pela música de Stephen Sondheim."



"Sweeney Todd é uma história de loucura e vingança, de como um jovem e feliz barbeiro (os breves planos da sua vida nesta fase contrastam com o resto do filme pela sua luminosidade e suave textura) se transforma num maníaco assassino, perseguindo uma vingança contra o lúbrico juiz Turpin (Alan Rickman), responsável pela sua tragédia quando o condena injustamente ao degredo para lhe roubar a mulher. Regressando 15 anos depois, transfigurado e amargurado, vai utilizar os seus talentos de barbeiro para a sua vingança. Enquanto não lança a mão ao juiz, vai «alimentando» a padaria da sua cúmplice, Mrs. Lovett, para a elaboração de tartes, adivinha-se de quê. Mas o horror puro está marcado por um humor que roça o grotesco graças às fabulosas interpretações dos actores. Um filme perfeito para ver e rever."
Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 02/02/2008