3.5.08

LOCAL
São Pedro do Sul

O presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, António Carlos Figueiredo (PSD), garantiu hoje que a média dos atrasos no pagamento a fornecedores é actualmente de 120 dias e não de 483 dias.

A edição de hoje do Diário de Notícias refere que "das dez autarquias que demoram mais tempo a pagar aos fornecedores, oito são presididas por autarcas do PSD" - aparecendo S. Pedro do Sul em sexto lugar, com 483 dias de atraso - baseando-se na listagem das Finanças relativa ao programa "Pagar a Tempo e Horas".

"A nossa média de pagamento é, neste momento, de 120 dias. Mas, se quiséssemos, pagaríamos a dívida toda e ainda ficávamos com 'superávit', só não o fazemos para termos alguma segurança", afirmou o autarca à Agência Lusa.

António Carlos Figueiredo assegurou que, no dia de hoje, a Câmara de S. Pedro do Sul "tem à ordem depósitos de cerca de seis milhões de euros e a dívida a fornecedores e empreiteiros é de 5,3 milhões euros".

"O que quer dizer que se a Câmara quisesse pagar tudo ainda ficava com 'superávit'", frisou.

S. Pedro do Sul era uma das Câmaras que integrava a lista de municípios que ultrapassaram os limites de endividamento em 2006, vendo reduzidas as transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro.

No entanto, António Carlos Figueiredo garante que, actualmente, as contas da autarquia estão saudáveis.

"Já estamos fora da lista das autarquias endividadas, porque reduzimos o endividamento líquido em 50 por cento no primeiro trimestre, mais do que nos era pedido", realçou.