7.10.09

Welcome
Título original: Welcome
De: Philippe Lioret
Com: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana
Género: Drama
Classificacao: M/12
FRA, 2009, Cores, 110 min.

Photobucket

"BILAL (FIRAT AYVERDI), um curdo iraquiano, após uma longa viagem clandestina, chega a Calais, de onde telefona para uma antiga namorada, sua compatriota, que vive com a família em Inglaterra. O seu objectivo é atravessar o canal da Mancha e reencontrar a sua amada. Tem outro sonho também: jogar futebol no Manchester."

"O começo deste belo filme do francês Philippe Lioret, já com mais de meia dúzia de obras, todas inéditas entre nós, parece anunciar uma espécie de ‘conto de fadas’: a história de um emigrante e da sua luta por um futuro melhor. Os dados apontam para o inevitável happy-end. Não dura muito a ilusão. “Welcome” acaba por se revelar como um título irónico. Premiado no Festival de Berlim deste ano, o filme é uma grande tragédia contemporânea, um dos trabalhos mais amargos sobre o destino de tanta gente expatriada e do que ela padece numa União Europeia que lhes surge como um possível oásis, que depressa se torna uma fantasia. O filme expõe, de uma forma crua e dramática, a situação dos muitos emigrantes clandestinos que chegam a Calais e tentam passar para o outro lado do canal, expondo também como aos habitantes se torna quase impossível prestar-lhes qualquer ajuda, pois ficarão a contas com a justiça. Numa entrevista, o realizador chamou àquela zona “um pouco a nossa fronteira mexicana” e disse que as consequências de alguém ajudar um clandestino se assemelham às que sofriam os civis que ajudassem um judeu durante a II Guerra Mundial."

"Bilal tenta a travessia de várias maneiras, através de passadores que lhe extorquem as economias que possui. De barco revela-se impossível, devido ao controlo da polícia. Tenta então, com outros clandestinos, passar, camuflado, num camião TIR. Também aqui as autoridades mostram-se eficientes na descoberta de passageiros. Para evitarem serem descobertos pelos cães-polícias treinados para farejarem o anidrido carbónico da respiração, os clandestinos são forçados a enfiarem sacos de plástico na cabeça. Bilal, para quem tal situação reflecte a tortura de que fora vítima no Iraque, descontrola-se, acabando por denunciar, involuntariamente, a presença de todos. Descobertos, são levados para a esquadra, excepto um, que acaba por morrer sufocado."

"Bilal tenta então fazer a travessia a nado, dirigindo-se para a piscina para aprender crawl. É aqui que encontra Simon, professor de natação (Vincent Lindon, numa notável interpretação), que vive também uma situação de crise por estar separado da mulher. A ajuda de Simon é interrompida pela polícia, que o chama para interrogatório, devido à denúncia de um vizinho. Mesmo assim, ele continua decidido a apoiar Bilal, mas o drama está à espera."



"“Welcome” tem um tom quase documental, mas muito bem entrelaçado com a situação dramática. Sem jamais cair no maniqueísmo, faz um retrato sem complacências de uma realidade social bem actual, com uma força que acabou por provocar polémica em França, com uma intervenção crítica do ministro da Emigração. “Welcome” é um filme que é urgente ver e nele reflectir." Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 03/10/2009