11.6.10

Wendy and Lucy
Título original: Wendy and Lucy
De: Kelly Reichardt
Argumento: Jon Raymond, Kelly Reichardt
Com: Michelle Williams, Walter Dalton, Larry Fessenden, Will Oldham
Género: Drama
Classificação: M/12
EUA, 2008, Cores, 80 min.

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"A PRESENÇA de um animal, especialmente de um cão, num argumento cinematográfico é bastante frequente, geralmente em tom sério, mas também em forma de comédia (neste caso, anuncia-se para já outra fantasia, “Marmaduke”, a estrear dentro de duas semanas). Mas o primeiro exemplo é o mais interessante e produtivo para a ficção: costuma intercalar o drama com a aventura (quem esqueceu “Lassie” ou “Rin Tin Tin”?) a partir da relação de amizade que se desenvolve entre o dono (ou dona) e o animal. Um dos filmes do género que mais comoveram os espectadores foi “Good-Bye, My Lady”, praticamente esquecido entre nós (só foi apresentado, e já há vários anos, na Cinemateca), realizado por William A. Wellman, em 1956. Este é apenas um bom exemplo entre muitos outros. “Wendy & Lucy”, quarta longa-metragem da norte-americana Kelly Reichardt, inscreve-se naquele grupo com um toque dramático e agridoce que seduz o espectador de forma hábil. Desenvolve os problemas da viagem (e as suas razões, mesmo que não inteiramente desenvolvidas) da jovem Wendy e incidentes que se transformam em inesperadas marcas do destino."

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"A personagem de Wendy, que vem do Indiana, está a atravessar o Oregon num velho carro e na companhia de “Lucy”, uma belíssima cadela retriever. Wendy procura sobreviver com o pouco dinheiro que leva. Está por ali de passagem e dirige-se para norte: o seu objectivo é chegar ao Alasca. As dificuldades económicas levam-na, inclusive, a tentar roubar algumas latas de comida num supermercado para a sua cadela de estimação. Mas o seu caso agrava-se quando é presa por causa disso, passando algum tempo longe do animal, que entretanto desaparece."


"O reencontro de Wendy e “Lucy” vai forçar a opções mais drásticas por parte da rapariga: resolverá ela o seu futuro? A pequena cidade onde Wendy se vê forçada a ficar devido ao estado de decadência do automóvel acentua as dificuldades das relações humanas entre as personagens. Essa cidade, aliás, impõe-se como uma imagem da América profunda que só raras vezes é focada pela maioria da produção cinematográfica americana (mesmo a independente). Kelly Reichardt filma uma atmosfera muito mais ‘fechada’ e triste do que a típica imagem pastoral dessas regiões. E é nessa atmosfera que Wendy, ao descobrir que o automóvel não voltará a funcionar, coloca uma dramática alternativa à sua relação com “Lucy”."



"Em “Wendy & Lucy”, Kelly Reichardt volta a explorar a região do Oregon, que já fora o pano de fundo do seu filme anterior, “Old Joy”, considerado como um dos mais promissores do seu ano de produção. Michelle Williams, capaz de levar o filme inteiro às costas, impõe-se em toda a linha, num trabalho de grande qualidade, que seria reforçado em dois filmes seguintes: depois de “Wendy & Lucy”, que data de 2008, a actriz participou em “Synecdoche, New York”, de Charlie Kaufman, e em “Shutter Island”, de Martin Scorsese, estreado este ano." Manuel Cintra Ferreira, Expresso de 05/06/2010