10.11.11

LOCAL
Vouzela


Vouzela é a única Câmara Municipal de Lafões que apresenta excesso de endividamento...

...no distrito de Viseu, são oito as Câmaras municipais que apresentam excesso de endividamento, com Santa Comba Dão a apresentar o valor mais elevado, cerca de 8 milhões de euros e Moimenta da Beira o mais baixo, cerca de 1 milhão e trezentos mil euros. Em situação de endividamento excessivo, para além destes dois municípios estão Lamego, Mangualde, Nelas, Tabuaço, Tarouca e Vouzela.

Recorde-se que este endividamento vai ter, como penalização, um corte de 10 por cento nas transferências dos montantes para estas autarquias, juntando-se à redução proposta na lei do orçamento de estado para 2012, fixada, já lhe dissemos, em 5 por cento em comparação com 2011.

Em Vouzela, os valores de excesso de endividamento apontam para três milhões quinhentos e trinta e dois mil e cinquenta e seis euros. Contactado pela Lafões, Telmo Antunes, o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, não quis comentar esta situação do município.

De acordo com dados relativos às finanças municipais, face á proposta de lei do orçamento de estado para 2012, a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul apresenta um quadro que vai possibilitar uma margem de endividamento líquido de 2 milhões duzentos e noventa e oito mil quinhentos e cinquenta e um euros, no próximo ano. Esta margem permite que, apesar do corte de 5 por cento das transferências da administração central relativamente a 2011 previsto na proposta do orçamento do estado para os próximo ano, o município sampedrense tenha alguma margem de manobra para poder executar, por exemplo, alguns dos projectos que tem, neste momento, em carteira.

Miguel Barros, in Facebook