9.9.12

Selvagens
Título original: Savages
De: Oliver Stone
Com: Aaron Johnson, Blake Lively, Taylor Kitsch, Benicio Del Toro, John Travolta, Salma Hayek
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2012, Cores, 131 min.


"Oliver Stone tem andado longe do seu melhor desde “Nixon”, já lá vão uns aninhos. Por mais que tente, o homem não se adapta (nunca se adaptou) a Hollywood. Tem a lenda e o carisma necessários para fazer as coisas à sua maneira e não cede, sejam elas um documentário sobre Fidel Castro feito com três tostões (“Comandante”), um épico histórico de grande orçamento (“Alexandre, O Grande“), uma ficção sobre o 11 de setembro (“World Trade Center”) ou este novo mergulho no submundo do tráfico de droga, que agora estreou nas salas. Contudo, mesmo quando falha um filme — e “Selvagens” pertence ao lote — Stone não deixa de incomodar. O que o move aqui? Desbravar, uma vez mais, a fronteira entre a civilização e a barbárie, talvez para constatar que os dois lados da barricada têm uma tendência natural para se confundirem. A fronteira entre os EUA e o México, neste caso, é disso ótimo exemplo."
"Adaptado de uma novela de Don Winslow, “Selvagens” é narrado por uma rapariga californiana (papel fraco de Blake Lively) que vive em idílio com “os dois homens da sua vida” (em ménage à trois assumido), Chon (Taylor Kitsch) e Ben (Aaron Johnson). Vive desafogadamente em Laguna Beach já que os seus partners, conhecidos na costa oeste como “os produtores da melhor marijuana do mundo”, têm negócio lucrativo e defendido por um polícia corrupto (John Travolta). São pacíficos traficantes, Chon e Ben, contudo já detentores de um pequeno império que começa a incomodar os traficantes ‘a sério’, aqueles que estão do outro lado da fronteira e cujos métodos de ação, da tortura ao homicídio, são bem menos ortodoxos. Chantageados, os dois pequenos peixes (sobretudo Chon, ex-militar das guerras no Afeganistão e no Iraque; já Ben é diplomado em botânica...) decidem então enfrentar o tubarão no seu terreno."
"David contra Golias? Sim, esta é afinal a obsessão predileta de Stone. E, é claro, não se espere de Stone um thriller igual a tantos, nem um filme de amigos, nem uma história de amor, porque o cineasta é um especialista a baralhar tudo isto sem seguir fórmulas pré-programadas. As coisas não correm bem. Quando se ouve, no início, a rapariga dizer que “é suposto a droga ser uma coisa má, mas neste mundo mau, é uma coisa boa”, Stone não lança apenas mais um statement antimoralista: denuncia também um argumento frouxo e sem pano para mangas. Outro problema: o elenco. Taylor Kitsch e Aaron Johnson jamais convencem nos seus papéis e será preciso esperar pelo cartel mexicano, por um Benicio del Toro e uma Salma Hayek maus como as cobras, para as coisas subirem de nível. Embora queira falar do cinismo das relações humanas, Stone acaba por nos deixar um filme algo ingénuo, frustrante até. Por outro lado, “Selvagens” é suficientemente kick ass para marcar a diferença e para que nele se reconheça a assinatura de um cineasta que é em si um género à parte no cinema americano."  Francisco Ferreira, Expresso de 08/09/2012