30.9.13

Principais vencedores

Vítor Figueiredo - Pela primeira vez o PS consegue eleger em São Pedro do Sul um militante para Presidente da Câmara. Demonstrou desde o início uma estratégia política consistente, com objectivos bem definidos. Num concelho onde PSD e PS se equivalem, definiu como um dos objectivos captar ao máximo o eleitorado que permitia a António Carlos Figueiredo diferenciais sucessivos de quase 4 000 votos. Fê-lo com sucesso e disciplina rigorosa. Evitou estrategicamente  a palavra  mudança. Até no discurso de vitória foi comedido.

Francisco Matos - Soube escolher a hora certa para "saltar" para o PS. Regressa pela segunda vez. Este será o terceiro presidente com quem irá trabalhar. Será o homem forte de Vítor Figueiredo e o único com experiência executiva no actual elenco.



Vítor Leal - Para muitos, o estratega de Vítor Figueiredo nesta campanha. Não se notou, e essa foi a principal estratégia.




Rui Costa - Não conseguiu lugar na Assembleia, mas provou a Carmo Bica que é o homem forte do Bloco em São Pedro do Sul e em Lafões. Foi obrigado a acompanhar uma candidata à Câmara que se revelou um desastre de menos de centena e meia de votos. Conseguiu ainda assim triplicar a votação da Câmara. Provou que em São Pedro do Sul pesa três vezes mais que Carmo Bica e o Bloco juntos.

Maiores derrotados


Adriano Azevedo - uma desilusão política. Assumiu desde o início uma estratégia solitária. Perdeu em 16 das 19 freguesias e mesmo em Carvalhais - "calcanhar de Aquiles" do candidato - o diferencial para o PS foi modesto em relação ao habitual. Foi ultrapassado pela votação de José Carlos Almeida para a Junta e no concelho obteve para a Câmara menos votos que Ester Vargas para a Assembleia. Inimaginável.

Carmo Bica - O maior bluff político de que há memória neste concelho. Com Bandeira Pinho nas últimas, o Bloco jogou no milhar de votos. Desta vez com Carmo Bica, jogou na centena. Veio a São Pedro do Sul para tentar ser vereadora e quase enterrava o Bloco. Salvou-o a votação para a Assembleia. Propôs a rotatividade e acabou por ser a única a rodar. Regressa a Vouzela, oferecendo a Rui Costa uma "vitória" inesperada.


José Sousa - Não atingiu nenhum dos objectivos a que se propôs. A votação na freguesia de São Pedro do Sul foi decepcionante para as expectativas criadas.