30.1.13

Django Libertado
Título original: Django Unchained
De: Quentin Tarantino
Com: Jamie Foxx, Don Johnson, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Christoph Waltz
Género: Western
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2012, Cores, 141 min.


"Se quisermos resumir a história deste filme numa frase que nos martele a cabeça, eu diria que é a transformação de um preto a pé e acorrentado num preto a cavalo e livre. E se a palavra ‘preto’ ferir alguns ouvidos por politicamente incorreta sugerindo insondáveis racismos, então é melhor nem tentar a aproximação a “Django Libertado”, onde a proibidíssima palavra ‘nigger’ é usada com tal profusão que apetece contar quantas vezes."


"Decerto que mais do que balas disparadas — e olhem que as balas não são poucas, havendo mesmo uma sequência em que, de tanto tiro, tanto morto e tanto sangue a espirrar em todas as direções, a sensação deixa de ser de violência para passar a ser de grand guignol, comédia pura com os ditirâmbicos exageros a que Tarantino nos habituou desde “Pulp Fiction” (“Cães Danados”, o seu filme de estreia, era outra coisa, era violência mesmo, e da mais temível). O pastiche, a obra com referências ao gosto pós-moderno de ir retrabalhando a memória cultural, tem sempre algo de humor. Desta feita, Tarantino opera sobre um terreno — o western spaghetti — que era já uma revisitação mastigada, muitas vezes irónica, quando não paródica, da mitologia do velho Oeste americano. Ou seja, estamos em pleno jogo de manipulação de modelos (até na introdução digital de falsos riscos na película, que era como a maioria de nós via aqueles filmes nos cinemas de reprise) — e, por isso, qualquer cinéfilo delira. Acresce o forte tema da escravatura, ao jeito provocador do cineasta, e o gosto pelos diálogos ditos como se de duelos de florete se tratasse."



"Esplêndidos são os atores, com Christoph Waltz de novo a brilhar lá no alto e DiCaprio no mais terrível dos vilões." Jorge Leitão Ramos, Expresso de 02/02/2013