12.10.14

Vouzela comemora a solo os 500 anos do Foral
RUI LADEIRA ''AFIAMBRA"
FORAL DE LAFÕES
O Presidente da Câmara de Vouzela vai comemorar, em nome dos três concelhos, os 500 anos do Foral de Lafões, atribuído por D. Manuel em 1514. Os festejos iniciam-se no próximo dia 15 e encerram em Dezembro com o descerramento de uma lápide comemorativa. A recriação de uma feira medieval, com ceia alusiva à época e um casamento monárquico, é outro dos pontos altos das comemorações.

Conformado mas arreliado, Vítor Figueiredo já fez saber pela comunicação social o seguinte:
"Quando se fala em Lafões tem de se falar pelo menos nos actuais concelhos de São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela".
E acrescenta:
"Vouzela em nome de Lafões, não!"
E vai ainda mais longe:
"O município vouzelense não se pode arvorar de ser detentor da marca da imagem e do nome de Lafões".
E conclui:
"São Pedro do Sul não anda a reboque de ninguém".

Desconhece-se, por enquanto, se as "estiradas" do Presidente da Câmara de São Pedro do Sul farão recuar o seu congénere de Vouzela. Mas uma coisa é certa: se, para comemorar os 500 anos da atribuição de um simples foral, Vouzela faz tal alarde, imagine-se quando no futuro comemorar os 500 anos da conquista a São Pedro do Sul do posto de distribuição dos CTT. Do programa dessa  comemoração, imagina-se, constará uma ceia alusiva aos tempos de hoje, em cuja ementa não deixará de constar a vitela e o vinho branco, "fanados" a São Pedro do Sul. Quem sabe até se constarão os festejados feijões sampedrenses, que  por essa altura poderão já ter rumado a Vouzela. O ponto alto, no entanto, imagina-se, virá a ser, não o descerramento de uma lápide, mas o descerramento de uma monumental estátua, símbolo da devoção vouzelense ao grande conquistador.

Adivinhe-se quem?