20.3.15

Polémica dos lucros ou prejuízos da Termalistur chega ao fim
RUI COSTA DESCOBRE "O GATO"
A discussão sobre os lucros ou prejuízos da Termalistur estava já a agitar os meios académicos e financeiros e resultava da apresentação em PowerPoint das contas de 2014 feita pela administração da Termalistur. No documento apresentado, 2014 registava o maior lucro de sempre. Para realçar ainda mais o facto, foram "repescadas" as contas de 2013 registando o maior prejuízo de sempre. Curiosamente, aparecia no documento referente a 2013 o pagamento de IRC por parte da empresa. Um imposto sobre os lucros, que só é suposto acontecer quando se verificam... lucros!

Das várias teorias que se geraram houve mesmo quem concluísse que a Termalistur havia descoberto a fórmula exacta de o Governo aumentar a receita fiscal, baixando as taxas: em vez de tributar os lucros passar a tributar os prejuízos. Na actual situação financeira das empresas, a subida das receitas seria em flecha!
 
Afinal... havia outra! Na crónica de hoje, na Lafões, Rui Costa descobre "o gato". Segundo o cronista, o segredo da apresentação dos lucros de 2014 e dos prejuízos de 2013 é simples. Ás contas de 2013 foram retirados os subsídios à exploração e comparadas com as de 2014, que incluíam os subsídios à exploração. E assim do lucro se fez prejuízo e do prejuízo lucro, conforme a conveniência, mantendo as contas correctas.

 Mais fácil... que saltar à corda!