10.4.15

Fenómeno ou caso de estudo, em São Pedro do Sul
SUBSÍDIO À NATALIDADE...
PROVOCA BAIXA DE NASCIMENTOS
 
Com o objectivo de provocar uma explosão demográfica no concelho, bem necessária para inverter a diminuição populacional, o executivo de São Pedro do Sul anunciou como uma das primeiras medidas a criação de um programa de incentivo à natalidade que designou por "Mais Natalidade". Moral da história: os nascimentos diminuíram quase para metade. 

O incentivo de 50 Euros mensais, por cada nascimento, custou até agora à autarquia cerca de dez mil Euros. Ainda assim, os nascimentos têm vindo a diminuir. Em tempo de crise regista-se a insensibilidade dos casais sampedrenses que desperdiçam deste modo uma verba extra mensal de 50 Euros. A autarquia desconfia mesmo que é por preguiça, já que basta-lhes um gesto tão simples, como seja... fazer um filho.

Comenta-se que o executivo terá mesmo recusado uma medida de choque proposta recentemente pela vereadora responsável pela área. Teresa Sobrinho terá proposto o aumento do subsídio de 50 para 100 Euros mensais por nascimento. Mereceu a recusa dos seus pares, dentro de uma lógica que é muito superior à da "batata":

Se com 50 Euros de incentivo mensal, o número de nascimentos diminuiu para quase metade... imagine-se o que seria com 100!