15.6.15

Câmara de São Pedro do Sul prepara 29 de Junho em grande. Homenagens, condecorações e até inauguração de uma nova Avenida
AVENIDA JORGE JESUS VAI LIGAR SEDE DO BENFICA À SEDE DO SPORTING
O prolongamento da Av. Sá Carneiro à EN 227, junto à sede do Sporting, vai ser baptizado a 29 de Junho. Manuel Casais, elemento da bancada do PSD, deu-lhe o primeiro baptismo: Variante do Sporting. Depois foi a vez da líder parlamentar, Ester Vargas, lhe dedicar um apelido mais modesto: o de mini-variante. Finalmente, e por quem de direito, foi decidido atribuir-lhe o nome de um  vulto consensual que, à semelhança do Presidente da edilidade, é mestre em acção psicológica: JORGE JESUS.

E para que se adeque à dimensão do personagem, a Avenida Jorge Jesus irá iniciar na Sá Carneiro junto à sede do Benfica, seguindo em direcção à nova rotunda junto à sede do Sporting. Aí será colocada a estátua do grande mestre, descerrada pelos discípulos em acção psicológica, Vítor Figueiredo e Francisco Matos. A homenagem pretende, ainda, perpetuar a memória dos benfiquistas, respeitando a esperança dos sportinguistas.

Mas as comemorações agendadas pela Câmara de São Pedro do Sul, para o dia 29 de Junho, não se ficam por aqui. Comparado com o 10 de Junho, o cardápio de figuras que vão ser homenageadas, iguala o conjunto de condecorações dos últimos 40 anos. O Presidente do Município prepara-se para condecorar e homenagear artistas variados, entre os quais funcionários camarários, comerciantes, industriais e demais vultos do  Jet Set local. Só não avança ainda com as Comendas, porque a única reconhecida no concelho pertence a um adversário político.

A lista de condecorações ainda não está encerrada. Talvez por isso se tenha instalado por cá o pânico que perseguiu os próprios canídeos nos finais da era monárquica, assim retratado por Almeida Garrett:

- Foge cão, que te fazem Barão! 
- Para onde?... se me fazem Visconde!